logo-Minha Receita Facil

Coloque aqui sua marca!

Rede Boulevard Food cria modelo de licenciamento com base no retrofit

Rede Boulevard Food cria modelo de licenciamento com base no retrofit

No novo modelo, empreendedor usa ponto já existentes para abrir um negócio com menor investimento

Campinas, 23 de janeiro de 2025 – O setor de franchising brasileiro, em especial o de alimentação, vive forte expansão nos últimos anos. Este segmento, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), movimenta cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), com tendência de alta para os próximos anos. De olhos nesses números, a Rede Boulevard Food (com 20 marcas em seu portfólio, dentre ela o Lanchão Brasil, criada há 31 anos e que deu origem à rede hoje com mais de 100 unidades em todo o Brasil), lança em 2025 um novo modelo de negócios: o Retrofit, que exige um terço de investimento em relação à abertura de um negócio do zero.

A proposta do modelo Retrofit é de que o empreendedor interessado em iniciar um negócio utilize pontos já existentes à venda como ponto de partida, utilizando a estrutura pronta, ao invés de começar o empreendimento do zero. Além disso, pode utilizar o licenciamento de uma rede já existente, com utilização de 1 a 20 marcas no mesmo espaço.

“Há dez anos, trouxemos para o mercado o modelo de licenciamento de multimarca, hoje comum em grandes redes”, conta Roger Antônio Domingues, CEO da Rede Boulevard. “Agora, damos um novo paço com o Retrofit”, acrescenta ele.

Domingues ressalta que o mercado de alimentação fora do lar no Brasil movimentou mais de R$ 54,5 bilhões em 2024 segundo dados do estudo Consumer Eating Share Trends do Instituto Foodservice Brasil (IFB), evidenciando o potencial do setor. Apesar disso, a taxa de mortalidade dos negócios no segmento de bares, restaurantes e lanchonetes ainda é alta: cerca de 50% fecham as portas nos primeiros dois anos de operação, de acordo com o Sebrae.

“Existe um alto número de estabelecimentos pelo Brasil à venda, especialmente de casas prejudicada com a pandemia, o que gera uma grande oportunidade de negócios para os empreendedores que desejam investir, sem partir do zero, com um terço de investimento”, conta ele.

Com o Retrofit, explica Domingues, o empresário pode utilizar o mesmo ponto e toda a infraestrutura já existente no local, inclusive equipamentos. “Com este novo modelo, são necessárias somente adequações internas e externa do local, com baixo investimento, além de permitir com que o negócio funcione mais rápido se tivesse que ser construído”, explica o CEO da Rede Boulevard. “Como exemplo, podemos pegar um ponto com 200 metros quadrados. Para iniciar a operação do zero, o investimento pode chegar a R$ 600 mil, com o retrofit, esse valor cai para R$ 200 mil”, conta ele.

A Rede Boulevard, que tem como carro chefe o Lanchão Brasil, fundado há 31 anos na cidade de Campinas (SP), conta também com marcas como XPicanha, Old Dog, Word Potato, Word Esfiha, World Milk Shake, Word Tacos e Burritos e Chicken Palace (frango frito).